Quem sou eu

Minha foto
Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela Usp. Período em que trabalhou como designer e professora de artes gráficas. Mestra em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Contou com apoio da Fapesp para sua pesquisa, que versa sobre os procedimentos artísticos modernos e contemporâneos, sobretudo no que diz respeito à colagem. Atua paralelamente como curadora independente.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Curadoria de conteúdo


Além de selecionar obras de arte para exposições, surgiu recentemente uma nova profissão relacionada à curadoria: trata-se do curador de conteúdo. 


Com o excesso de informações a que estamos submetidos, estes novos profissionais desempenharão um serviço extremamente valioso para aqueles que buscam informação de qualidade. Sua função é  encontrar, agrupar, organizar e compartilha o melhor e mais relevante conteúdo sobre um tópico específico.


O curador de conteúdos digitais é o novo papel na cadeia da criação e distribuição de conteúdo para internet.


Dominar a técnica de criar compilações de conteúdos orientados para um nicho é uma das principais estratégias que podem adotar os editores online, a fim de oferecer mais conhecimento direcionado a um objetivo específico.


O jornalista Burt Herman, ex-correspondente internacional da Associated Press, criou o Storify, ferramenta que permite aos internautas montarem histórias a partir do conteúdo das redes sociais. Seu site teve 3,5 milhões de acessos e mais de 60 mil histórias criadas nas duas primeiras semanas de existência. 


Herman acredita estar construindo o jornalismo do futuro, no qual o jornalista se tornará curador do conteúdo criado pelo público através das redes sociais. 


O jornalismo ainda mantém sua credibilidade, mas a curadoria de conteúdo passa, necessariamente, somente por vias profissionais? 


Não é o que pensam dezenas de milhares de usuários que realizam o trabalhado de seleção, filtragem e segmentação de informações todos os dias.  Muitas vezes tais curadores amadores atingem de forma mais satisfatória determinados públicos do que grandes veículos de comunicação ou os profissionais autodenominados curadores de conteúdo.


Fontes: 
Curador de conteúdos
O jornalista como curador do conteúdo das redes sociais
A curadoria de conteúdo e os prosumers

Nenhum comentário:

Postar um comentário