Quem sou eu

Minha foto
Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela Usp. Período em que trabalhou como designer e professora de artes gráficas. Mestra em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Contou com apoio da Fapesp para sua pesquisa, que versa sobre os procedimentos artísticos modernos e contemporâneos, sobretudo no que diz respeito à colagem. Atua paralelamente como curadora independente.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Ainda dá tempo de ver o Salvador Dalí

Fica em cartaz até domingo, 11 de janeiro, a exposição Salvador Dalí no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. 

A partir do percurso  traçado pela curadoria, é possível perceber o desenvolvimento do artista ao longo de sua vida, desde suas experimentações com o Cubismo antes de integrar o Surrealismo até os desdobramentos de sua pintura tiveram no cinema, animação e design gráfico.

Ao contrário de algumas retrospectivas de grande repercussão no Brasil, que trazem poucas obras significativas e muitos rascunhos e documentação sem interesse para o público, nesta exposição todas as obras, de maior ou menor relevância histórica, tem significado para a expografia. 

As fotografias escolhidas, por exemplo, não são apenas documentação do trabalho em ateliê de Dalí. São obras em si, bem pensadas e executas, que deixam ver mais do que o cotidiano do artista, a construção elaborada da personagem que ele era.




Também as capas de revistas expostas nos dão uma noção do alcance de Salvador Dalí no mundo, nos dando a ideia da origem da figura do artista-personagem-empreendedor, que voltou à cena com Andy Warhol e popularizou-se com o artista contemporâneo.

São ainda interessantes na exposição as parcerias audiovisuais de Dalí com Walt Disney e com Alfred Hichckok, demonstrando mais uma vez a proporção tomada por sua obra. O desenho abaixo consegue realmente nos transportar para o universo surrealista.



Durante minha visita à mostra, reparei em dois fatores que fizeram muita diferença:

1- a  iluminação impecável: não atrapalhava a visualização (algo bem comum nas últimas exposições visitadas) e valorizava algumas pinturas incrivelmente.

 2 - o guia auditivo em QR code: fez com que as pessoas utilizassem seus smart phones de maneira mais produtiva do que para produzir selfies, colaborando com restante do público que quer desfrutar da exposição em outro ritmo.

Enfim, o que tenho a dizer é corra que ainda dá tempo.

Exposição Salvador Dalí 
De 19/10 a 11/01, de terça a domingo, das 11h às 20h.
Instituto Tomie Ohtake 
Entrada pela Rua Coropés 88, Pinheiros.
Entrada grátis, com retirada de senha. 

Dica: Os ingressos valem apenas para o mesmo dia em que forem retirados e podem ser para três faixas de horário: das 11h às 13h30, das 14h às 16h30 e  17h às 19h30
A distribuição de senhas é feita enquanto a bilheteria estiver aberta, das 10h às 18h, com limite de duas senhas por pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário