Quem sou eu

Minha foto
Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - pela Usp. Período em que trabalhou como designer e professora de artes gráficas. Mestra em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Contou com apoio da Fapesp para sua pesquisa, que versa sobre os procedimentos artísticos modernos e contemporâneos, sobretudo no que diz respeito à colagem. Atua paralelamente como curadora independente.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Curadoria: Mundos Portáteis



A exposição Mundos Portáteis foi pensada como parte integrante dos eventos de lançamento do trabalho Portapoema – coletânea de livros de bolso com poemas de Ana Estaregui, arrudA, Fernanda Grigolin, Isadora Krieger, Pedro Tostes, Rafael Matede, Sinhá e Vanderley Mendonça.


Um dos objetivos da mostra é estabelecer diálogos entre as diferentes linguagens artísticas, seguindo a proposta do próprio Portapoema, – que reúne literatura e música na mesma caixinha -  e, num segundo momento, da arte contemporânea – com seus artistas cada vez mais plurais e multifacetados.
Estiveram presentes na mostra projetos editoriais coletivos nascidos a partir de relações estabelecidas entre o verbal e outras formas de expressão.  Como é o caso de  Asfalto – uma caixa de poesia e fotografia que discute o espaço urbano e a relação poética entre a imagem fotográfica e a poesia.
Estiveram à mostra também livros de artista individuais, como o Convite, de Fernanda Grigolin – igualmente editado por Publicações Iara. A montagem do livro foi pensada por Grigolin a partir da costura, da dobra e da relação palavra/imagem. As fotografias produzidas pela autora foram enviadas para nove escritores . Eles deveriam produzir textos inspirados nas imagens e tinham duas condições: não descrever as fotos e não ir muito além de 1.200 caracteres.



Ana Estaregui também dedica-se à criação de livros de artista. Além da palavra impressa, seus trabalhos utilizam-se de diferentes materiais bi e tridimensionais. A artista evidencia, dessa maneira, uma busca pela poesia do cotidiano.


  A exposição procurou dar acesso também ao processo criativo de Vanderley Mendonça que, como artista gráfico, concretiza projetos editoriais de outros escritores.  Mendonça pesquisa técnicas de impressão tipográfica e acabamento, tendo, como um de seus projetos futuros, a produção de uma réplica da prensa móvel de Gutenberg.


Outro objetivo de Mundos Portáteis foi trazer ao público, além dos livros, trabalhos poéticos que se destacam pela delicadeza e portabilidade. Isto levou-nos a uma escolha por pequenos formatos em diferentes suportes, proporcionando uma relação mais intimista do espectador com as obras, que é intensificada pelo ambiente criado pelo Atelier A Pipa.



Foram fotografias de Fernanda Grigolin e Carolina Krieger – gêmea da poeta Isadora Krieger – vídeo de Malu Teodoro, pintura de Sinhá e  objetos de Ana Estaregui. Tudo isto com o acréscimo, na abertura da exposição, pela arte performática de Marco Biglia que, por vezes, traz à tona a experiência do corpo em relação ao espaço demarcado, numa suspensão de tempo e impossibilidade de relação.




O fio condutor do percurso foi o fluxo: o da água, ao mesmo tempo contínua e transmudada em cada mar e rio; e o do processo criativo em que os artistas constroem a si mesmos e às obras.   

Assim, o espectador foi convidado a percorrer um caminho que perpassa todos os mundos expostos, sem separá-los por técnica ou autoria. Esperamos que o público tenha entrado sutilmente no universo de cada um dos artistas, desfrutando dos caminhos traçados por eles em meio a palavras, imagens e memórias.

Data: 14 a 26/05/2012
Local: Atelier A Pipa. Rua Fidalga, 958, Vila Madalena 
Realização: Ateliê A Pipa e Publicações Iara.
Curadoria: Juliana Bernardo e Ana Luiza Rocha do Valle
Mais informações: http://portapoema.publicacoesiara.com.br/

Um comentário:

  1. Maravilhoso registro feito por João Gabriel Monteiro:
    http://vimeo.com/43423003

    ResponderExcluir